Posso validar o Diploma de curso superior Estrangeiro em Portugal?
Muitas pessoas sonham em trabalhar em Portugal, as vezes movidas pelo desejo de mudança, ou pela competitividade, a busca de oportunidade para o aperfeiçoamento profissional nas Universidades Portuguesas.
Para fazer um curso de Mestrado e Doutorado em Portugal, não há necessidade de validação do Diploma de curso estrangeiro, no entanto, se você pensa em trabalhar em Portugal com a sua profissão, seja de Médico, Dentista, Fisioterapeuta, Psicóloga, Administrador, Assistente Social, dentre outras, é necessário fazer a validação do Diploma do grau estrangeiro.
O Reconhecimento é feito pelas Universidades públicas e Institutos Politécnicos públicos portugueses.
Existem três tipos de reconhecimento de Graus e Diplomas:
Reconhecimento Automático- Este ocorre mais entre as Universidades Europeias, quando há uma igualdade entre o curso ofertado em Portugal e o curso no estrangeiro.
Reconhecimento Específico- Se quer exercer a sua profissão em Portugal esse é o reconhecimento aceito.
Reconhecimento de Nível- Com relação a reconhecer o nível, apenas reconhece que o candidato é portador de um nível superiror de: Licenciatura, Mestrado ou Doutorado.
O Grau estrangeiro pode não ser reconhecido, em razão dos critérios de carga horária do curso feito no estrangeiro,se apresentar divergencia total com o conteúdo das disciplinas portuguesas, dentre outras questões que são de deliberação do juri constituido em cada Universidade para a Comissão de Validação.
Por isso, oferecemos assessoria para ajudar a escolher a Universidade mais adequada para que possa solicitar o reconhecimento do grau e diploma estrangeiro.
Se precisar fale conosco!