Validar diploma e trabalhar em Portugal

Validar diploma e trabalhar em Portugal

Como Validar Diploma e Trabalhar em Portugal?

Quais cursos são aceitos?

Essa é uma boa pergunta, mas, antes de respondê-la, é importe saber que o reconhecimento de nível ou grau estrangeiro, só pode ser pleiteado nas Universidades públicas  e Institutos Politécnicos portugueses, portanto, não há possibilidade do reconhecimento ser proposto numa Universidades privadas.

O candidato pode  requerer um dos três tipos  de reconhecimento.

Reconhecimento automático-Permite reconhecer genericamente um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses de licenciado, mestre e doutor ou de diploma de técnico superior profissional, que conste do elenco de graus e diplomas fixado pela comissão de reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros.

Reconhecimento de Nível– Reconhece por comparabilidade, de forma individualizada, um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro como tendo um nível correspondente a um grau académico ou diploma de ensino superior português.

Resonhecimento específico – permite reconhecer um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro idêntico a um grau académico ou diploma de ensino superior português, através de uma análise casuística do nível, duração e conteúdo programático, numa determinada área de formação, ramo de conhecimento ou especialidade.

Chamo a atenção do leitor que pretende reconhecer o seu Diploma superior estrangeiro com a intenção de trabalhar em Portugal, para fazer o reconhecimento específico, depois de ter o diploma reconhecido poderá se inscrever no Conselho Profissional.

O processo é inicado com a análise das matérias e conteúdos cursados na Universidade de origem, comparando com as Univesrsidade públicas portuguesas, para escolher a mais adequada.

A partir da submissão do pedido de validação, o processo é encaminhado para a análise da documentação necssária por uma comissão,  criada pela Universidade.

Depois, o candidado será submetido a avaliação.  Após a aprovação nesta etapa, terá o seu Diploma validado.

Quanto aos cursos que podem ser reconhecidos, vai depender da carga horária do curso, e da quantidade de semestres cursados. Por exemplo, para o reconhecimento específico do mestrado integrado, é necessário que o candidato tenha feito um curso de nível superior de 10 semestres, ou 5 anos.

Joelma Silva Advocacia – Clique Aqui 

 

Novos Artigos

Compartilhe :

plugins premium WordPress